Quando devo contratar um eletricista profissional?

Você deve contratar o profissional TODAS AS VEZES que houver algum trabalho que envolva a área da eletricidade. 

Mas preste bastante atenção, não são todas as pessoas que se apresentam como eletricistas que são profissionais, ou seja, existem muitos amadores sem capacitação trabalhando nesta área e efetuando serviços totalmente fora das normas.

É muito importante que este profissional escolhido tenha boas referências e seja capacitado na área do serviço que você precisa. 

Esta é uma das formas de buscar um trabalho com qualidade, evitando riscos desnecessários.

Tanto você quanto o eletricista não capacitado, podem cometer os mesmos erros básicos em tarefas simples como por exemplo, instalar um chuveiro ou um ventilador de teto. Dimensionamento de cabo incorreto, uso de equipamentos de má qualidade, isolamento e aterramento ruim, excesso de equipamentos provocando sobrecarregar na rede, tudo isso são erros bem comuns nos serviços realizados por pessoas não capacitadas.

Tanto numa ampliação de uma rede elétrica quando na reforma de uma já precária, deve-se pensar muito bem e evitar a utilização de fios usados ou emendados. 

Jamais improvise extensões, se você precisar de uma extensão elétrica para ligar um novo eletrodoméstico, compre uma nova e verifique se o produto foi inspecionado pelo órgão responsável.

O BARATO PODE SAIR CARO!

Economizar é importante, mas economizar corretamente é fundamental!

É preciso ter consciência, de que quando o assunto é eletricidade, a qualidade e segurança devem ser prioridade. 

Se você não tiver conhecimento teórico/prático e não seguir as normas regulamentadoras, as chances do seu trabalho não ser de qualidade são muito grandes e nestes casos, um dos resultados catastróficos que pode ocorrer é o curto circuito e consequentemente causar um incêndio de grandes proporções. 

Sendo assim, não pense duas vezes! Conte sempre com um bom eletricista para realizar os trabalhos de elétrica da sua residência.

Fonte